Home > Biologia > Reinos

 Reinos

Os cinco grandes reinos da biologia: Calcula-se que existam cerca de 10 a 30 milhões de espécies de seres vivos na Terra. Desse total, aproximada­mente, 2 milhões de espécies já foram classificadas pelos cientistas.

Estima-se que os seres ainda desconhecidos da Bio­logia habitem locais de difícil acesso ao ser humano, como o fundo dos ocea­nos, o interior das cavernas e as florestas tropicais úmidas. Nesses lugares, a biodiversidade é muito grande.

Abaixo, observe a classificação dos cinco reinos proposta pelo biólogo R. H. Whittaker, em 1969. O reino é a mais abrangente categoria de classificação, pois envolve o maior número de organismos.

REINO MONERA : Seres unicelulares e procariontes (sem núcleo organizado).

REINO PROTISTA : Seres uni ou multicelulares, eucariontes, autótrofos (algas) ou heterótrofos (protozoários).

REINO FUNGI : Seres uni ou multicelulares, eucariontes aclorofilados e heterótrofos.

REINO PLANTAE : Seres multicelulares, clorofilados e autótrofos.

REINO ANIMAL!A : Seres multicelulares, aclorofilados e heterótrofos.

Os cinco grandes reinos

Artigos sobre os reinos de seres vivos:

Anelídeos

O filo annelida é constituído aproximadamente de 8700 espécies, agrupadas em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudinea e é constituído …

Leia mais

Armas Bacteriológicas

Armas Bacteriológicas

Característica da Arma Bacteriológica À diferença das armas químicas, as bacteriológicas nunca tiveram uso bélico em vasta escala. As pesquisas …

Leia mais

Artrópodes

O nome deste filo vem de arthros = articulação e poda = pé, os pés desses animais não são articulados, …

Leia mais

Asquelmintos

Solitaria

Os asquelmintos são vermes de corpo cilíndrico, trata-se de animais triblásticos, protostânios, de simetria bilateral, pseudocelomados e não segmentados. Tem …

Leia mais

Bactérias

Grupo abundante de organismos unicelulares e microscópicos, bactérias não têm núcleo diferenciado e se reproduzem por divisão celular simples, pertencem …

Leia mais

Celenterados

Animais com a hidra, as águas-vivas e os corais pertencem ao filo celenterata. São animais de estrutura bastante simples. Sua …

Leia mais

Cnidários

Surgidos há cerca de 600 milhões de anos, os cnidários foram os primeiros animais pluricelulares da Terra a apresentarem corpo …

Leia mais

Cordados

O grupo dos seres humanos, o dos vertebrados, está incluído no filo dos cordados, Alguns cordados mais primitivos têm pouca …

Leia mais

Equinodermos

O Filo dos Equinodermos (Equinodermata) constitui um grupo exclusivamente marinho bem-sucedido sob qualquer ponto de vista. O número de fósseis …

Leia mais

Esporozoários

Esporozoários - Malaria

Nesse trabalho vamos falar sobre um filo específico  do reino dos Protistas, os esporozoários, eles são um tipo específico de …

Leia mais

Filo Arthropoda

Animais do filo arthropoda

Este é o filo animal mais numeroso com cerca de 891.000 espécies. Possuem o corpo segmentado, com apêndices pares e …

Leia mais

Fungos

Fungos, grupo formado por diversos organismos unicelulares ou pluricelulares que se alimentam através da absorção direta de nutrientes. Os alimentos …

Leia mais

Liquens

Liquens

Os liquens são formados a partir de uma relação mutualística, ou seja, da associação har­moniosa entre dois seres vivos que …

Leia mais

Mamíferos

Mamiferos Aquaticos

Com a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, o rumo da evolução foi modificado, abrindo caminho …

Leia mais

Moluscos

Molusco

Um polvo, um caracol e uma ostra são bastante diferentes entre si, mas todos eles estão incluídos no grupo dos …

Leia mais

Nematelmintos

Nematelmintos

Os nematelmintos (do grego nematos, fio; helminthes, verme) constituem um grupo de vermes que possuem o corpo liso, cilíndrico e …

Leia mais

Nomenclatura Zoológica

Nomenclatura zoológica

Quando falamos em nomenclatura, taxonomia, classificação e sistemática devemos saber que estes são conceitos, que, apesar de terem alguma relação …

Leia mais

Os Vírus

Os Virus

Os vírus são seres muito simples, formados apenas por uma cápsula predominantemente proteica contendo moléculas de ácido nucléico, ADN ou …

Leia mais

Platelmintos

Os platelmintos (do grego platy, “chato”, e helmins, “verme”), conhecidos como vermes achatados, são animais que apresentam um grau mais …

Leia mais

Poríferos

O filo Porífera é constituído por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. São conhecidas cerca de 5 …

Leia mais

Protozoários

Protozoários

Os protozoários são organismos, regra geral unicelulares, que nos seus grupos mais primitivos constituem o nexo de união entre os …

Leia mais

Reino Animalia

Esponjas

Simetria e Locomoção dos Animais do Reino Animalia Os animais assimétricos possuem diferentes formas que não possibilitam a separação do …

Leia mais

Reino Fungi

Fungos

Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos e, em sua maioria, multicelulares. Suas células apresentam reforço celulósico externo, como nas algas …

Leia mais

Reino Monera

Reino Monera

O Reino Monera inclui as células mais primitivas, nas quais não se observa núcleo organizado, nem organelas citoplasmáticas. O material …

Leia mais

Reino Plantae

Briophytas

O reino Plantae é composto por organismos eucariontes pluricelulares autótrofos. São comumente conhecidos por vegetais ou plantas e somam milhares …

Leia mais

Replicação dos Vírus

Na replicação os vírus produzem novas cópias de si mesmos dentro das células infectadas. Essa replicação só ocorre dentro de …

Leia mais