Região Norte

A região Norte, formada pela floresta equatorial, após 1960. O desmatamento, as queimadas, a poluição dos rios por garimpos e os conflitos pela posse de terra são conseqüências ambientais e sociais da colonização da Amazônia.

A região Norte é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O estado do Tocantins foi criado e incluído na região Norte pela Constituição de 1988 (antes fazia parte do estado de Goiás).

Esta é a maior das cinco regiões brasileiras, com aproximadamente 3.869.637 km2 (45,27% do total nacional). Possui pouco mais de 11 milhões de habitantes, o que equivale a 7% da população nacional, com a menor densidade demográfica (3 hab./ km2).

Mapa da Região Norte

É importante lembrar que Amazonas é o estado da Federação e Amazônia é a região ocupada pela floresta Amazônica.

A região Centro-Oeste, onde predominam os cerrados, começou a ser ocupada mais rapidamente após a construção de Brasília, inaugurada em 1960. Aumentaram também a criação de gado e a produção agrícola. Ainda existem áreas com baixas densidades demográficas, como o Pantanal.

Esta região é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Chapada Guimarães
Chapada dos Guimarães, próximo a Cuiabá

As regiões Centro-Oeste e Norte são os espaços geográficos de povoamento recente que continuam a sofrer processo de ocupação. É por isso que a paisagem natural encontra-se, em parte, preservada.


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o