Física

Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais e as propriedades da matéria, mediante método disciplinado por relações entre teoria e experimentação.

O homem sempre buscou compreender melhor os fenômenos naturais e a estrutura do universo. Para isso, tem procurado definir princípios e leis elementares. Todo esse esforço levou ao surgimento da física como uma disciplina científica.

A física estuda os fenômenos naturais pela aplicação de um método regido por determinados princípios gerais e disciplinado por relações entre experimentos e teoria. Seu campo de ação compreende, em linhas gerais, o estudo das propriedades da matéria - seus aspectos e níveis de organização - e das leis de seu movimento e transformações. Busca formular essas leis em uma linguagem matemática capaz de abranger o maior número possível de fenômenos.

A conceituação da física, no entanto, enfrenta o problema da adequada qualificação e delimitação da área e aplicações próprias dessa ciência. O grupo de ciências da natureza é imenso e, além disso, a própria física e seus campos de estudo estão em constante evolução, graças a novos instrumentos e descobertas. Excluídos os aspectos químicos e biológicos da matéria, pode-se dizer que pertencem ao conteúdo próprio da física quatro níveis microscópicos básicos da matéria - subnuclear, nuclear, atômico e molecular - e quatro modos de organização (estados) - gasoso, sólido, líquido e plasmático. Suas propriedades gerais, leis de movimento e transformações são descritas mediante quatro interações básicas: gravitacional, eletromagnética, interação forte e interação fraca. As duas últimas atuam predominantemente nos domínios nuclear e subnuclear.

O reconhecimento das imensas possibilidades da física para a criação de técnica aproveitável pelas outras ciências e pela sociedade motivou a mobilização de esforços e recursos humanos com o objetivo de explorá-la sistemática e intencionalmente. O conjunto dessas atividades constitui a física aplicada, campo em que se realizam, por exemplo, pesquisas sobre semicondutores voltadas para as aplicações da eletrônica, e pesquisas sobre fusão nuclear controlada, em busca de novas formas para a produção de energia.


Subdivisões da Física:

  • Ramo da física que estuda as cargas elétricas estáticas e em movimento.

  • Saiba mais sobre a física, seus campos de estudo, a física no Brasil e artigos em geral.

  • Estudo das partículas fundamentais da matéria e as interações que governam seu comportamento, e ainda a formação do Universo e sua evolução.

  • Ramo da física que estuda o movimento dos objetos e suas respostas às forças

  • O estudo dos fenômenos ondulatórios e propagação, detecção e geração de ondas.

  • Ramo da física que se dedica a estudar a luz e os fenômenos luminosos.

  • Explicação da teoria da relatividade que foi desenvolvida fundamentalmente por Albert Einstein.

  • O estudo dos fenômenos do aquecimento e resfriamento dos corpos.

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.