Home » História

História

História é a ciência que estuda o passado humano, bus­cando entender suas realizações econômicas, sociais, políticas e culturais. Sua importância mais evidente está em descobrir no passado esclarecimentos para o mundo atual, especialmente para as grandes questões do presente. Como disse Oliveira França, a história "lida com defuntos não para conhecer a mor­te, o passado, mas para conhecer a vida."

Para estudar o passado, os historiadores dividem a histó­ria por necessidade didática, visando a comparar períodos, acontecimentos, enfim, desenvolver a análise. Como, ao nível dos acontecimentos, o fluxo histórico é contínuo, sem interrup­ções, uma divisão consensual, padronizada, é muito difícil, re­sultando em divergências. Considerando, contudo, as caracte­rísticas básicas de cada época, a economia, a sociedade, a política e a cultura, utiliza-se tradicionalmente a seguinte divi­são por períodos:

  • Idade Antiga: do surgimento da escrita, aproximadamente em 4000 a.C, até a queda do Império Romano, em 476 d.C.
  • Idade Média: de 476 até a queda de Constantinopla, em 1453.
  • Idade Moderna: de 1453 até o início da Revolução Francesa, em 1789.
  • Idade Contemporânea: de 1789 até os nossos dias.

Quanto à cronologia, utiliza-se o calendário cristão, vito­rioso no Ocidente desde o final da Idade Média, constituindo, entre nós, a mais tradicional divisão do tempo. Este nosso ca­lendário considera o nascimento de Jesus Cristo como o marco inicial do ano 1; os anos seguintes possuem contagem progres­siva, e os anos anteriores a Cristo possuem contagem decres­cente e são obrigatoriamente seguidos pela sigla a.C, que sig­nifica antes de Cristo.


Idade Antiga

Compreende a história dos gregos e romanos, concluindo-se com as invasões bárbaras do século V d.C. O ano de 476 (deposição do último imperador romano do Ocidente) constitui o marco final desse período, que inclui ainda a história dos povos do Oriente, desde o aparecimento da escrita até àquela data.


Idade Média

Estende-se do século V ao século XV - período em que o feudalismo predominou na Europa. Considera-se o ano de 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos e também término da Guerra dos Cem Anos) como a data final da Idade Média.


Idade Moderna

Inicia-se em 1453 e termina em 1789, com a eclosão da Revolução Francesa. Esta última constitui o marco inicial da Idade Contemporânea, que se prolonga até aos dias de hoje.


Idade Contemporânea

De 1789 até os nossos dias.


História da américa


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o