História do Brasil

A fim de compreender a história do Brasil é importante conhecer todas as fases pelas quais o país passou. Portanto, esta seção tem o objetivo de esclarecer todos esses assuntos.

Iniciemos pelo descobrimento! Em 22 de abril de 1500, desembarcaram em solo brasileiro os portugueses da frota de Pedro Álvares Cabral, assim, de modo bastante eurocêntrico, inicia a história do Brasil que é dividida em Colônia, Império e República.

O período Colonial começa com o descobrimento e finda com a chegada da família real que instauraria a monarquia na colônia. O Brasil serviu apenas como colônia de exploração e o principal produto explorado foi a madeira do pau-brasil que deu nome ao país.

Os portugueses contaram com a ajuda dos indígenas, que conheciam bem a Mata Atlântica, para encontrar a madeira e carrega-la até às caravelas, por meio do escambo, ou seja, trocavam o pau-brasil por qualquer bugiganga.

O período imperial inicia com a chegada de Dom João VI, rei de Portugal, ao Brasil que logo regressa a Portugal e deixa seu filho, Dom Pedro I como príncipe regente. O governo de Dom Pedro I é considerado um dos mais autoritários da história do país e é nele que se cria a Constituição de 1824 onde são estabelecidos os quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e o quarto poder, Moderador, acima de todos os outros. Devido ao seu modo de governar foi obrigado a abdicar do trono e deixar seu filho Dom Pedro II como seu sucessor, mas este não poderia assumir o poder por ser menor de idade. Então o país foi governado por um Governo Provisório até que, com o Golpe da Maioridade , Dom Pedro II assume o poder. Seu governo é marcado pela estabilidade econômica e política e pela abolição da escravatura em 1888.

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca mobiliza as tropas, ordena que Dom Pedro parta para sempre do Brasil e, assim, proclama a República .

De 1889 a 1930, depreende-se a República Velha que acabou devido à Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder, iniciava-se a Era Vargas. Entre 1946 e 1964 instaura-se o Período Liberal representado por Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.

Logo, em 1964 um Golpe implanta a ditadura militar no país, período marcado por repressão, tortura, censura e prisões que só finda em 1985. Tal fato permite eleições diretas para presidente elegendo Tancredo Neves que falece às vésperas da posse, assumindo a presidência seu vice José Sarney. O período citado recebe o nome de Nova República no Brasil.

Coronelismo

Entre 1894 e 1930, a política da República brasileira caracterizou-se pela prática do coronelismo e…

Coronelismo

Plano Cruzado

O Plano Cruzado foi um programa de estabilização econômica lançado no Brasil no primeiro semestre…

Plano Cruzado

Estado Novo

A crise do capitalismo em 1929 levou à ascensão de governos autoritários em vários países….

Estado Novo

AI-5

Em 1967, assumiu o poder Costa e Silva, que não se identificava com os militares…

AI-5

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, dito Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento…

Tiradentes